RESENHAS CIENTÍFICAS

FOTOPROTETOR FOLIAR EM EUCALIPTO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE DEMANDA ATMOSFÉRICA

A avaliação do comportamento de clones de eucalipto em relação às trocas gasosas e as medidas de crescimento se fazem necessárias para tomar decisões que levem a uma maior produção, reduzindo custo e aumentando a eficiência no uso da água, otimizando assim a produção florestal.

O trabalho de tese da doutoranda Talita T. M. Xavier teve como o objetivo avaliar o crescimento inicial de clones de eucalipto em condições de diferentes demandas atmosféricas associadas ao estresse hídrico. Os experimentos foram conduzidos em duas etapas, em casas de vegetação climatizadas com controle de temperatura e umidade relativa. Foram estudados clones comerciais do híbrido Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis em idade de expedição, transplantados para vasos de 12 litros. O primeiro estudo foi desenvolvido com quatro, duas condições microclimáticas (Alta demanda atmosférica e Baixa demanda atmosférica) e diferentes intervalos de irrigação. O segundo estudo objetivou avaliar o uso de um fotoprotetor foliar à base de carbonato de cálcio no crescimento de dois clones sob estresse hídrico

Em sua pesquisa, Talita observou que os clones avaliados apresentaram distintos padrões de crescimento nas condições de diferentes demandas atmosféricas, principalmente quando estas condições estavam associadas à reduzida disponibilidade hídrica no substrato, sendo que todos os clones foram penalizados com o estresse hídrico. A alta demanda atmosférica atuou como um fator estressante para as mudas de eucalipto em crescimento inicial, no entanto, a aplicação do fotoprotetor foliar favoreceu o crescimento, status hídrico e trocas gasosas das plantas sob estresse hídrico em condições de alta demanda atmosférica.

Esse tipo de pesquisa sobre a interação ambiente x planta é de extrema importância para a silvicultural, porque além dos desafios de mitigar o impacto das mudanças climáticas nas espécies florestais de interesse comercial, auxilia na tomada de decisões em áreas de cultivo que estão expandindo para regiões de climas mais quentes e secos. Um ponto interessante revelado pela pesquisa, é que a eficiência do fotoprotetor foliar depende das condições de demanda atmosférica.

Maiores detalhes podem ser encontrados na tese completa da estudante em nosso site e nos artigos científicos:  Journal of Forestry Research   Rev. Bras. Agric. Irrigada  Irriga