Temperatura do ar

No estado do Espírito Santo, as estações meteorológicas com séries históricas são encontradas em um número muito reduzido e mal distribuídas, fato que dificulta a avaliação espacial e temporal dos elementos meteorológicos utilizados em atividades de planejamento agrícola, como temperatura e a chuva. Para o desenvolvimento do trabalho, os dados de temperatura do ar foram coletados em abrigos termométricos padrões em 14 estações meteorológicas, pertencentes ao INCAPER e ao INMET, que se encontravam distribuídas por todo o estado do Espírito Santo, considerando o período de 1977 a 2006 (30 anos). Equações de estimativa da temperatura do ar foram desenvolvidas através de análises de regressão linear múltipla (variáveis independentes a altitude, a latitude e a longitude das estações e como variável dependente a temperatura do ar). Para determinar os coeficientes das equações, utilizou-se como base os dados mensais médios de temperaturas máxima, média e mínima do ar. Avaliaram-se o coeficiente de determinação ajustado e a significância dos coeficientes. A espacialização da temperatura média anual do ar para todo o estado foi realizada com auxílio de modelo digital de elevação (MDE), gerado a partir de dados de radar SRTM (Shuttle Radar Topography Mission).


Modelo Digital de Elevação (MDE) do Estado do Espírito Santo


Grande parte do território do estado apresenta altitude variando entre 0 a 300 m, compreendendo quase todo o norte e o vale do Rio Itapemirim ao sul, além de toda a faixa litorânea. Essas regiões apresentam temperatura média anual acima de 24°C, enquanto a região serrana ao sul apresenta, em sua maior parte, temperatura média anual entre 18°C e 22°C, sendo que os picos de maior altitude apresentam temperatura média anual menor que 18ºC.

Os mapas de temperaturas médias mensais mostram variabilidade espacial e temporal do clima no estado. A região mais fria do Espírito Santo coincide com a Serra do Caparaó, que apresenta temperatura média abaixo de 2°C para o mês de julho, sendo este o mês mais frio. O baixo valor da temperatura para essa região se justifica por ser a porção mais elevada do estado com cerca de 2.800 m de altitude. A região serrana, ao sul do estado também apresenta valores reduzidos de temperatura média do ar, porém com valores superiores a 14°C para o mesmo mês de julho. A porção mais quente do estado corresponde à região norte, região litorânea e parte da Bacia do Rio Itapemirim (sul do estado) que apresentam temperatura média mensal acima de 24°C, exceto para o período entre junho a setembro. Nesse período, nota-se na área central do Espírito Santo o predomínio da temperatura média mensal entre 16°C e 22°C. O mês mais quente foi fevereiro com temperatura máxima média, próximo a 29°C, quando 63,1% do estado apresenta temperatura média anual acima de 24°C.


                              Temperatura média anual


                                      Temperatura média mensal


                                Médias mensais da temperatura mínima


                                           Médias mensais da temperatura máxima